Ícone do Festival Filma Bauru
Logo do Filma Bauru

Idealizado pelos realizadores Abel Freitas e Alexandre B. Borges, o Filma Bauru nasceu a partir do projeto “Bauru em Cena”, contemplado pelo Prêmio Estímulo à Cultura de Bauru - edital 2012. Pensando no circuito audiovisual desde a produção até a circulação, o projeto envolveu a produção do curta-metragem “Pós-Fim” e a realização de uma mostra competitiva para estimular o contato entre produtores e estudantes da cidade. A mostra, realizada em 2014, já com o nome Filma Bauru, contou com a estreia do curta-metragem no Sesc Bauru, bem como oficinas, palestras e com a exibição e premiação de curtas locais no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”.

Desde 2018, o festival vem crescendo e ampliando a sua programação a partir do envolvimento de mais realizadores da cidade, que viriam a compor o atual Plano Conjunto - Coletivo Audiovisual de Bauru. Em sua segunda edição, realizada no Teatro Municipal, o evento contou com a exibição dos curtas-metragens produzidos através do Programa Estímulo à Cultura do município.

A partir da terceira edição, em 2019, o Filma Bauru passou a contar com filmes produzidos em todo o estado de São Paulo, exceto capital. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, foi produzida a primeira sessão de filmes em praça pública, consolidando mais um dos pilares do festival: a descentralização do acesso à produção cinematográfica local e regional.

Agora, em 2021, alcançamos um novo patamar, e a acessibilidade se torna mais uma palavra-chave do festival. Com realização por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, e o apoio do Sesc Bauru, os filmes da mostra competitiva terão janela de Libras e todo o cerimonial do evento contará com intérprete ao vivo.

Realizar um festival de Cinema em Bauru é acreditar na potência dos produtores do interior e do nosso público.

Edições Anteriores

  • Fotografia de Alexandre Borges e Abel Freitas, organizadores da primeira edição do Filma Bauru, sentados lado a lado à frente de uma cortina preta. Alexandre fala ao microfone. Abel olha para Alexandre enquanto segura outro microfone com a mão abaixada. A foto está na orientação de retrato. A autoria da foto é de Marina Wang
  • Fotografia de troféus da 1ª edição do Filma Bauru, enfileirados e dispostos lado a lado sobre uma mesa. Os troféus são de acrílico e têm a uma imagem impressa, formada por três elementos principais. Na parte superior, o desenho da concha acústica do Parque Vitória Régia, estilizado a partir de formas geométricas na cor branca. No centro, uma faixa preta ondulada como o símbolo do infinito, que recobre os outros elementos. Sobre a faixa, está escrito FILMA BAURU em caixa-alta com letras brancas, numa tipografia serifada. Na parte inferior, o desenho de uma roda de trem de cor verde. O prêmio é sustentado por uma base retangular transparente que contém o nome da mostra, a categoria premiada e a data, escritos em letras brancas, numa tipografia sem serifa. A foto está na orientação de paisagem.
  • Fotografia da entrada do auditório do Sesc Bauru. Algumas pessoas adentram pela porta, enquanto outras estão conversando. A maior parte delas aparece de costas. Há três banners diferentes pendurados em suportes perto da porta. Um deles tem o logotipo da 1ª edição do Filma Bauru. No canto inferior esquerdo da imagem, o logotipo do Social Bauru. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é do Social Bauru.
  • Fotografia do interior do auditório do Sesc Bauru. A imagem apresenta o público de costas, sentado nos assentos. No palco, um homem de pé fala ao microfone. Os assentos são reclináveis e têm estofado azul. O chão e as paredes têm cor de vinho e o teto é branco. O palco tem cortinas pretas e um telão branco ao centro. No canto inferior esquerdo da imagem, o logotipo do Social Bauru. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é do Social Bauru.
  • Fotografia do interior do auditório do Sesc Bauru. A imagem apresenta o público de frente, sentado nos assentos. As pessoas olham atentas na direção do palco. No canto inferior esquerdo, o logotipo do Social Bauru. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é do Social Bauru.
  • Fotografia do interior do cinema do Alameda Rodoserv Center. A imagem apresenta o público de frente, sentado nas poltronas. A sala tem paredes e poltronas pretas. A foto está na orientação de paisagem.
  • Fotografia da equipe realizadora da 3ª edição do Filma Bauru no palco do auditório da OAB Bauru. Da esquerda para direita e de pé estão Liene, Rafael, Ana Heloiza, Paula, uma espectadora, Marco, André, Mariana e Gabriel. Agachados à frente estão Bruno, Lueluí e Denis. Atrás de Ana Heloiza e Paula, o banner do 3º Filma Bauru está pendurado sobre um suporte. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é de Gabriel Mendes.
  • Fotografia do interior do auditório da OAB Bauru. Em primeiro plano, uma criança com olhar atento à frente, na direção do telão. Seu rosto é iluminado por tons de roxo que vêm da projeção. Ela repousa a mão no queixo. A imagem a apresenta de perfil. Outra pessoa aparece desfocada ao fundo. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é de Conrado Dacax.
  • Fotografia do interior do auditório da OAB Bauru. A imagem apresenta o público de frente, sentado nas cadeiras. As pessoas olham atentas na direção do telão. A sala é iluminada por tons de azul que vêm da projeção. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é de Gabriel Mendes.
  • Fotografia da Praça da Hípica (Gastão Vidigal) à noite. No centro, Ana Heloiza está de pé, falando ao microfone, cujo fio está conectado a uma mesa de som ao lado. Ela segura o microfone com a mão direita, enquanto prende com a mão esquerda um papel e um celular para o qual ela está olhando. Ao fundo, está um caminhão-palco, com um telão montado, onde é projetado o logotipo do 3º Filma Bauru. Em primeiro plano com desfoque, o público é apresentado de costas, sentado em cadeiras brancas. A foto está na orientação de paisagem.  A autoria da foto é de Conrado Dacax.
  • Fotografia da Praça da Hípica (Gastão Vidigal) à noite. Em primeiro plano, está o público e Ana Heloiza de pé, falando ao microfone. André está sentado à frente da mesa de som, olhando para a tela de um notebook. O público está sentado em cadeiras brancas, dispostas em fileiras. Ao fundo, em desfoque, estão trailers de food truck com cadeiras de plástico, um castelinho inflável e uma cama elástica. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é de Conrado Dacax.
  • Fotografia da Praça da Hípica (Gastão Vidigal) à noite. Ao fundo, em desfoque, um filme é projetado sobre um telão montado no caminhão-palco, com uma mesa de som na frente. O público é apresentado de costas, sentado em cadeiras brancas, dispostas em fileiras, assistindo à projeção. Em primeiro plano, do lado esquerdo da imagem, um garoto sentado numa bicicleta olha para o telão, com um dos pés apoiado no quadro da bicicleta e o outro no chão, repousando uma mão sobre o joelho da perna apoiada.  A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é de Conrado Dacax.
  • Fotografia da Praça da Hípica (Gastão Vidigal) à noite. Em primeiro plano, a projeção de um filme no telão montado sobre o caminhão-palco. Abaixo do telão, está presa uma faixa azul impressa em lona trazendo o brasão da Prefeitura Municipal de Bauru com o nome da Secretaria Municipal de Cultura. À esquerda, está pendurado sobre um suporte o banner do 3º Filma Bauru, cujo logotipo é composto por tiras de filme dispostas lado a lado remetendo à forma da concha acústica do Parque Vitória Régia. Ao fundo, em desfoque, há carros estacionados na rua ao redor da praça. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é de Conrado Dacax.
  • Fotografia da Praça da Hípica (Gastão Vidigal) à noite. Em primeiro plano, uma mulher segura uma garota em seu colo. A garota usa um laço branco no cabelo. Elas são apresentadas de costas e estão sentadas longe do restante do público. Abraçadas, elas assistem à projeção de um filme no telão montado no caminhão-palco, que aparece desfocado ao fundo. A foto está na orientação de paisagem. A autoria da foto é de Conrado Dacax.